Estratégia de marketing no Instagram para vender mais (COMPLETO)

Estratégia de marketing no Instagram para vender mais

Em todo o mundo, existem mais de 500 milhões de usuários usando o Instagram todos os dias, compartilhando mais de 250 milhões de conteúdo por dia.

Esses são números enormes. E não importa quem é seu público – idade, sexo, ocupação, qualquer coisa – com certeza você pode alcançá-los através do Instagram. Então logo vem a pergunta …

  • Como promover seu negócio no Instagram?
  • Como você pode se destacar entre os milhões de fotos, vídeos e  stories postados todos os dias?
  • Como amadores podem criar um conteúdo bonito para o Instagram?
  • Como criar uma estratégia de marketing no Instagram?

Essas são todas as perguntas que adoraríamos ajudá-lo a responder neste artigo.

 

Tenha objetivos

Se você é completamente novo no Instagram e se prepara para compartilhar seu primeiro post ou já está usando e quer aumentar sua presença na plataforma, é importante começar com objetivos claros em mente.

Definir metas ajudará você a definir sua estratégia no Instagram e criar conteúdo que ajudará você a alcançar seus objetivos.

Aqui estão alguns objetivos mais comuns que marcas, equipes e pessoas tendem a escolher:

– Escolha de 1 a 2 objetivos principais

  1. Mostre seus produtos ou serviços
  2. Construa sua marca
  3. Aumentar a conscientização sobre sua marca
  4. Mostre a cultura e os valores da sua empresa
  5. Anuncie para clientes em potencial
  6. Aumentar a fidelidade à marca
  7. Compartilhe notícias e atualizações da empresa

É melhor escolher um ou dois objetivos para o seu perfil do Instagram, seja na lista acima ou em uma meta personalizada de sua escolha. Para ajudar a decidir quais objetivos fazem sentido para você, para ajuda-lo a escolher pode ser bom considerar as seguintes perguntas:

  • Por que você está usando o Instagram?
  • Como o Instagram pode ajudá-lo a atingir suas metas gerais de marketing?
  • Quanto tempo você pode comprometer com o Instagram?
  • Como o Instagram oferece algo diferente para sua empresa?

 

Como obter o máximo de resultados com sua foto de perfil, bio e link

Seu perfil do Instagram é essencialmente sua página inicial na plataforma. Ele oferece espaço para compartilhar algumas informações sobre sua empresa e também permite que você direcione o tráfego de volta para seu blog. Aqui vou orientá-lo sobre como maximizar seu perfil no Instagram e gerar o máximo de valor possível a partir dele.

Sua biografia / descrição

Sua descrição é muito pessoal para sua marca, o que você escolhe compartilhar aqui deve ser representativo de sua empresa e mostrar a seus seguidores o que você faz como empresa. A maioria das empresas tende a incluir:

  • Slogan ou slogan da marca (por exemplo, “Red Bull de ta asas” da Red Bull)
  • Um esboço de quem você é e o que faz

Algumas grandes marcas também optam por incluir uma hashtag de marca dentro de sua biografia.

Foto do perfil

Sua foto de perfil é uma das partes mais importantes do seu perfil do Instagram e a melhor maneira de mostrar sua marca no Instagram. Quando alguém visualiza uma das suas postagens ou cliques no seu perfil, é ótimo se sua marca for reconhecida instantaneamente. Para muitas marcas, isso significa usar uma das três opções:

  • Logotipo
  • Logomarca (o logotipo, menos as palavras)
  • Mascote

Seu link

Ao contrário de muitas outras redes sociais, o Instagram não permite adicionar links para todas as postagens. Em vez disso, você só recebe um link, e esse é o único no seu perfil.

A maioria das empresas costuma usar esse link para direcionar o tráfego de volta à sua página inicial, e esse link também pode ser uma maneira importante de direcionar o tráfego do Instagram para páginas de destino específicas de campanhas ou algum conteúdo externo.

Algumas pessoas também usam a estratégia de sempre que postar algo novo em sua pagina no Facebook ou blog que seja relevante para seu publico trocar o link da bio para gerar mais direcionamento.

 

Como construir pilares de conteúdo para o tipo de conteúdo que você compartilha no Instagram

O conteúdo é o coração do Instagram. Os 95 milhões de fotos e vídeos compartilhados diariamente na plataforma são o motivo pelo qual mais de 300 milhões de pessoas abrem o aplicativo todos os dias. E o conteúdo deve estar no centro da sua estratégia também.

Mas o que você deve postar?

Antes de pensar em seu estilo visual, é bom ter uma visão clara do tipo de conteúdo que você está publicando.

O Instagram é uma tremenda mídia para conteúdo de forma curta, mas também há a possibilidade de conteúdo relevante e de formato longo.

Não existe uma regra rígida e rápida para o melhor ângulo a tomar quando se trata de sua estratégia – ela varia de empresa para empresa. O importante é se concentrar na criação de conteúdo que se alinhe o seu público aos seus objetivos. Isso começa com a definição dos seus pilares de conteúdo.

Construa seus pilares de conteúdo

As bases de qualquer estratégia são construídas em pilares ou temas de conteúdo sólidos .

Todas as empresas, independentemente do seu tamanho, indústria ou localização, têm uma riqueza de conteúdo potencialmente brilhante para partilhar no Instagram. Sejam histórias de seus funcionários, conteúdo focado na cultura ou demonstrações de produtos, há toda uma série de oportunidades e assuntos valiosos para seus vídeos e fotos.

Listei alguns exemplos de pilares de conteúdo para seus posts são:

  • Conteúdo nos bastidores
  • Conteúdo gerado por usuários
  • Demonstrações de produtos / mostruário
  • Educacional (por exemplo, as melhores dicas de mídia social)
  • Cultura focada (mostrando o lado humano da sua empresa)
  • Diversão / despreocupado
  • Histórias de clientes
  • Conheça a equipe
  • Aquisições de membros da equipe

O que eu amo fazer quando se trata de definir temas é abrir um bloco de notas e lançar algumas idéias. Começando com alguns valores-chave da empresa, escrevo tudo o que me vem à mente. A partir dessas notas, você pode começar a formular ideias para seus principais pilares de conteúdo.

Por exemplo, no SeuNegocioExpert  os temas com os quais trabalho é:

  • Conteúdo relevante para usuários
  • Estilo de vida nômade digital
  • Produtividade e motivação

As 7 chaves para gerar resultados excepcionais em suas postagens

Depois de ter seus temas de conteúdo em vigor (você sempre pode testar e adaptar temas para ver o que funciona melhor), é hora de juntar tudo em um plano de conteúdo. Um plano de conteúdo deve ajudá-lo a definir o estilo e a estética de suas postagens, juntamente com a frequência com que você postará no Instagram.

Vamos começar com uma olhada em como criar seu guia de estilo do Instagram.

Guia de estilo

Uma das partes mais importantes de qualquer estratégia de mídia social é o guia de estilo. Por que eles são tão importantes? Eles garantem consistência em todos os canais de marketing e em todo conteúdo que você produz.

Guias de estilo contêm todas as informações necessárias para uma parte do conteúdo do começo ao fim – desde o design e o layout da postagem até a cópia e hashtags que a acompanham. Quando se trata de Instagram, você deve considerar os seguintes itens:

  • Composição
  • Paleta de cores
  • Fontes
  • Filtros
  • Legendas
  • Hashtags

Composição

Composição refere-se à colocação ou disposição de elementos visuais ou seus produtos em uma postagem, distinta do objeto de uma obra. Nem todo profissional de marketing é um especialista em fotografia, por isso pode ser ótimo definir algumas regras de composição rápidas.

Estes podem incluir coisas como:

  • Cor de fundo sólido
  • Foco principal da imagem definida para a regra dos terços
  • Espaço extra na parte superior / inferior do texto

 

Paleta de cores

Escolher uma paleta de cores ajudará a manter seu feed consistente e focado. Ter uma paleta não significa que você só pode usar estritamente essas cores, mas ajudará suas postagens a terem uma sensação consistente e familiar. Também é ótimo manter sua paleta de cores alinhada com outras áreas de sua marca também.

instagram como afiliado
marketing no Instagram

 

Fontes

Se você vai postar citações ou sobreposições de texto em suas imagens do Instagram, você deve tentar manter as fontes consistentes com a sua marca, escolhendo as mesmas fontes que você usa em seu site ou outros materiais de marketing.

Filtros

Os filtros do Instagram podem fazer fotógrafos amadores se sentirem profissionais. E se você não tiver equipamento fotográfico de última geração ou software de edição, eles são uma ótima maneira de aprimorar fotos com apenas alguns toques. Os filtros podem alterar drasticamente a aparência de uma foto ou de um vídeo, por isso é importante usar apenas alguns que você acha que melhor representam sua marca – e se atenha aos poucos que você escolheu. Usar um filtro diferente para cada postagem pode rapidamente tornar um feed do Instagram um pouco desarticulado.

instagram como afiliado
instagram para negócios

Legendas

As legendas do Instagram são limitadas a 2.200 caracteres e, após três linhas de texto, ficam truncadas com reticências.

As legendas são uma oportunidade para melhorar ainda mais o seu conteúdo e há muitas maneiras pelas quais as marcas as usam. Alguns optam por tratar as legendas como um local para compartilhar histórias e microblogs, outras usam-nas para adicionar um título curto e rápido a uma postagem, e outras usam legendas para fazer perguntas e incentivar respostas. As possibilidades são infinitas. O importante é garantir que a cópia esteja alinhada com sua marca.

 

 

Hashtags

As hashtags tornaram-se uma maneira uniforme de categorizar o conteúdo em muitas plataformas de mídia social. Hashtags permitem que os usuários do Instagram descubram conteúdo e contas a serem seguidas.

Quando se trata de escolher as hashtags certas para o seu conteúdo, é melhor fazer sua pesquisa e ver quais hashtags as pessoas do seu mercado estão usando e quais são as mais ativas.

Dica: se você quiser evitar adicionar muitas hashtags à sua legenda, você também pode adicionar hashtags como comentários.

 

 

Gostou? mostre aos seus amigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *